Monday, October 26, 2009

Um pouco de Monróvia...

Monróvia, capital e maior cidade da Libéria, tem aproximadamente 1.5 milhão de habitantes, quase metade da população do país. Eu cheguei aqui de noite, então não pude avaliar muito bem a cidade. No dia seguinte, no caminho para o trabalho olhei bem a minha volta, e o curioso é que senti um “senso de familiaridade” com o local. Não no sentido de já haver estado num lugar/cidade parecidos, mas sim uma combinação de vários lugares que estive.

A primeira impressão foi uma mistura de Paraguai com Índia. O caos e tumulto de uma cidade indiana com a paisagem de algum lugar do interior no Paraguai. O impacto que a guerra civil deixou no país é nitido. É como se a cidade estivesse vivendo em outro tempo. E de fato, no período das duas guerras civis (80-03), o investimento foi praticamente nulo. De fato, houve até um retrocesso pois muito do que existia foi destruido. Como é o caso da energia elétrica. Hoje na Libéria não existe energia elétrica pública. A usina que fornecia energia foi destruída durante a guerra, então a única fonte atual são geradores próprios que funcionam à base de combustível (nem preciso falar da poluição que isso causa!). As grandes empresas, os condomínios de apartamentos mais caros, e quem pode bancar os custos tem geradores 24horas. Como eu consegui lugar no apartamento do banco, eu tenho a sorte de ter energia 24 horas na Libéria (isso realmente é um luxo aqui). Eu tenho colegas da turma de expatriados que moram em lugares que só tem energia disponível durante 12 horas do dia, das 19:00 às 07:00. Mas a maioria da populaçao vive sem luz o tempo todo ou tem pequenos geradores para poder ligar algumas luzes à noite ou a geladeira por algumas horas, por exemplo.

Mas apesar de todas essas dificuldades e diferenças, acho que me acostumei rápido com o lugar. Os colegas com os quais eu me comuniquei antes de vir disseram que proposiltalmente pintaram o pior cenário, e isso foi bom, porque a expectativa era muito baixa. Então foi uma "surpresa" bastante agradável chegar aqui e me deparar com energia elétrica 24h no apartamento, alguns bares decentes, o DejaVu (a balada), restaurantes interessantes (inclusive tem dois japoneses muito bons!), supermercados com (quase) tudo que preciso. Mas ao mesmo tempo é triste saber que tudo isso faz parte de uma economia paralela, voltada aos estrangeiros que estão trabalhando aqui e os poucos liberianos de alto poder aquisitivo. E confesso que às vezes é até frustrante fazer parte "disso". É um tanto quanto contraditório saber que são os estrangeiros trabalhando em empresas voltadas ao desenvolvimento, ONGs, ONU, etc os principais responsáveis por criar essa demanda por restaurantes, produtos importados, supermercados, etc, o que naturalmente cria um cenário de desigualdade. Mas eu me esoforço pra fazer minha parte: comer em restaurantes locais, comprar frutas das vendedoras nas ruas (até porque me recuso a pagar USD 1 por uma laranja importada da Espanha nos supermercados), usar o "transporte público",e principalmente interagir muito com o pessoal local. Os liberianos são muito alegres, todos querem ser seus amigos, e ouvem música com o volume altíssimo o tempo todo! Enfim, estou feliz com a cidade que me abrigará pelos próximos meses....

Bom, pra vocês terem uma idéia melhor de Monróvia deixo algumas imagens de um fotográfo e estudante de relaçoes internacionais que esteve aqui no verão e me deu várias dicas sobre a cidade antes de eu vir pra cá. E também coloco alguns comentários do dia a dia...

Avenida principal – Broad Street. Como vocês podem ver na foto, existem MUITOS táxis na cidade, que funcionam como transporte público na cidade. Existem várias rotas de táxi. Por exemplo, pra eu ir do lugar onde moro até o trabalho, tenho que pegar dois táxis. Pequeno detalhe é que sempre são 6 pessoas ou mais num carro. Já peguei esses táxis várias vezes e a sensação é de estar numa lata de sardinhas... Por isso agora que a estação de chuvas está mais tranquila, estou me locomovendo com mototáxi - Até o trabalho custa USD 0.40. Justo...


Mulher com peixe na cabeça. É incrível como as mulheres carregam coisas na cabeça. Vendedora de Bananas - Essas eu sempre paro pra comprar frutas durante o dia. O que mais compro é banana, laranja, e tem uns salgadinhos caseiros de banana assada que são muito bons!

Mulher com filho nas costas. Isso também é algo bastante normal. Todas as mulheres enrolam os filhos bebês num tecido e os carregam nas costas.

Um dos mercados de Monróvia. Tudo muito colorido! Quase todo dia vou a um dos mercados fazer visitas de campo. E a partir de dezembro devo ficar muito na rua porque vou ser agente de crédito por 2 meses!

E um outdoor com o espírito da cidade!

10 comments:

  1. Ebaaaaa!!! Adorei o post.... é bom ter a sensação de que nao é tao ruim qto se imagina. E realmente parece a India o cruzamento de carros.
    Manda mais coisa... pode ate fazer post pequeno!

    bjao e saudades

    ReplyDelete
  2. que lindas as fotos! (nao tem blog do fotografo?)
    nao sabia que ia se mudar.
    todo dia dou uma olhadinha pra ver se tem noticias novas :)
    bom trabalho :)

    :***

    ReplyDelete
  3. Cara, simplesmente espetacular .... toda essa experiencia que vc ta vivendo tenho certeza que nao tem preço... Demais Demais... já se prepare pra escrever um livro Bro... " Relatos de um gringo na Libéria" kkkk.. Abraço

    ReplyDelete
  4. Ei Raj!!!
    Muito bacana mesmo!! Estou adorando os textos e a sua maneira humana de descrever a cidade, as pessoas, a realidade...Gosto muito disso em ti, parece muito com isso em mim!
    Estou acompanhando sempre o blog e sempre que puder deixarei um recadinho!!!
    As fotos tb estão maravilhosas... adoro essas fotos da vida real, com a verdadeira expressão das pessoas, com a verdade das situações!!!Bom...adoro fotos né, assim, melhor!!!
    Bejos no coração com saudades...
    Paty

    ReplyDelete
  5. Aaaaaaah pirei nas fotos Raj!!!!!!!
    A da banana tá LINDA!!!!!!!!!
    Gatoooo vc tá vivendo o microcrédito, ai q orgulho!
    Saudades mil...
    bjãoooooo

    ReplyDelete
  6. Disfarça..agora q eu li e vi q as fotos são do Javier...mesmo assim, pirei nas fotos!!!!!
    Nossa...ele tinha q se inscrever naquele concurso, lembra!?
    bjux

    ReplyDelete
  7. Muito boas mesmo as fotos. Dá o crédito do fotógrafo. Essa última, instigando o renascimento, é de arrepiar!!!

    ReplyDelete
  8. Rani desde que voltamos de lua de mel estou acompanhando seu blog! rimos Muito com sua situação da mala no aeroporto.... E muito bom poder ver um pouco dessa realidade e cultura tão diferente da nossa ao mesmo tempo acompanhar vc!!! Boa sorte por aí!!! Saudades Anita e Fla

    ReplyDelete
  9. Rajesh, sensacional a idéia de criar um diário de bordo!! As fotos estão incríveis. Sucesso!

    ReplyDelete
  10. bah, essas fotos me deram uma vontade de viajar, conhecer culturas diferentes... acabo ficando soh em plau e de vez em qdo indo pra berlin! agora vou ter uma semaninha de ferias em dezembro, quem sabe vou aih te visitar! auhhuahua
    beijo!
    xac

    ReplyDelete